Happy Holi!

Relato de uma daquelas manhãs que ficam para sempre na memória:

Estávamos numa paragem de três dias para descanso na praia de Patnem. Celebrava-se a mítica festa do Holi, o festival das cores, e sabia que estava numa zona com pouca tradição nesta matéria, por isso a expectativa de a viver (e fotografar) como acontece no Norte, em que o Holi é um festim para o olhar de qualquer fotógrafo, era baixa.

Naquela manhã a ideia era aproveitar a maravilhosa luz difusa do nascer do dia. Deviam ser uma seis da manhã. A praia de Patnem já tinha três ou quatro visitantes, a praticarem ioga, como é habitual nestas praias goesas.

Ao fundo da praia havia um pequeno canal, um pescador apareceu e ofereceu-se para nos levar à outra margem, já fora do circuito turístico, por um punhado de rupias. Decidimos arriscar. Do outro lado havia um pequeno lugarejo, praticamente um bairro só, junto a um areal de sonho, infelizmente cheio de lixo. Apesar disso era um paraíso escondido.

Vamos até junto do mar. Penso: “bom, não é assim tão diferente da praia turística, onde não mora ninguém e onde só há restaurantes, albergues e tendas de ioga”. Eis senão quando nos viramos para trás e um grupo de miúdos aparece, a correrem na nossa direção, a gritarem “Holi! Holi! Holi!”, com sacos de pó coloridos nas mãos. Aí vêm eles. Sou atacado com pós de várias cores, por um bando de miúdos, numa praia deserta.

Dão-me um saco de pó lilás e também eu entro na festa e pinto os miúdos. Rimo-nos e aproveito para os fotografar. Entretanto alguns pescadores regressam do mar e também eles são “atacados”. Nem a vaca que ali anda no areal escapa ao festival das cores.

Os adultos aparecem e juntam-se à festa. Somos os únicos turistas e alvo de uma natural curiosidade, tão tipicamente indiana. Somos convidados a ir à casa de um deles, outra coisa tipicamente indiana esta hospitalidade incrível. Sujos de tantas cores, sentamo-nos no pátio comum do bairro e oferecem-nos chá e poori (pão frito). Conversamos largos minutos e despedimo-nos, de volta ao barco que nos leva à praia de Patnem.

Afinal tive o meu Holi, e foi perfeito.

DSCF7766

DSCF7778

DSCF7808

DSCF7836

DSCF7873

DSCF7883

DSCF7892  DSCF7904

DSCF7929

DSCF7897 copya